MyEnergy: poupar energia nem que seja só no aquecimento da água

my_energy.pngA primeira iniciativa ao abrigo da campanha da EDP que aposta em promover a microgeração, nessa altura ainda e só para consumo próprio, foi uma oferta que incentivava a instalação de painéis solares em moradias. A legislação que permite a venda de energia produzida pelos domésticos à rede ainda não estava aprovada e só o veio a ser mais tarde – ver Tarifa de 650 euros por MW.

A aposta começou por ser um universo de moradias unifamiliares que pelo consumo rentabilizariam mais facilmente o investimento. A My Energy (foi o nome escolhido para o novo produto de Microgeração) arrancou em Agosto de 2007 com contactos personalizados e alguns clientes, principalmente no Algarve, mas estendeu-se um pouco mais tarde ao resto do país.

Investimento rentável mesmo não contando com benefícios

João Martins da Silva, da direcção de marketing da EDP, assegura que para além da questão da eficiência energética, o investimento é rentável a prazo. Mesmo não contando com o desconto nos equipamentos nem com a possibilidade de dedução em sede de imposto de 30% da despesa, o custo da instalação dos painéis (um valor entre 3000 e 6000 euros), é rentabilizado num prazo de quatro a sete anos, se compararmos com o custo de aquecer a água com gás propano ou butano.

Deduções e Benefícios

O custo da instalação é dedutível no IRS em 30% do valor total investido até ao limite de 761 euros. Só que esta dedução concorre com o crédito à habitação e não é acumulável, o que na prática reduz muito a sua eficácia.

Crédito e Financiamento

A My Energy da EDP, conta com um financiamento da Caixa Geral de Depósitos a 10 anos, para 100% do custo com um limite de cinco mil euros. As taxas estão indexadas à Euribor com os spreads a variarem entre 0,25% e os 2%. Segundo a EDP, o montante a pagar de prestação mensal do crédito é equivalente à poupança na conta de energia, pelo que quando o equipamento estiver pago, haverá um ganho efectivo.

O programa conta com três parceiros tecnológicos para os vários equipamentos, a AO SOL, a SunTechnics e a Vulcano.

(data original do artigo: 16-Abril-2008)

Technorati : AO SOL, My Energy, SunTechnics, Vulcano


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário