Energia geotérmica

Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Funciona devido à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor. Esta energia pode ser utilizada para aquecimento do ambiente ou da água.

Devido à necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um sistema de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

Hoje a grande parte da energia eléctrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, porém, esses métodos são muito poluentes, e segundo divulgação do Eurosat, Portugal é dos países da União Europeia que mais utiliza energias renováveis.

Prós e contras da Energia geotérmica

Como em tudo, há vantagens e desvantagens e a energia geotérmica, apesar de não poluente e inesgotável, tem, também, os seus inconvenientes. Em seguida apresentamos-lhe alguns dos prós e contras em optar pela geotermia.

Desvantagens

  • Tem que ser usada em pequenas zonas, onde o calor do interior vem á superfície da Terra porque ter que o furar para introduzir cabos é muito dispendioso
  • Os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs
  • Custo inicial elevado

Vantagens

  • Limpa, uma vez que as centrais geotérmicas não tem que queimar combustíveis para funcionarem
  • Não prejudica a Terra, as centrais geotérmicas não necessitam de bloquear rios para serem construídas
  • Flexível: as centrais podem facilmente ser ajustadas ao aumento crescente de energia
  • Económica: os benefícios da centra reflectem-se na zona onde esta se encontra. A central não provoca choques nos preços dos combustíveis porque não interfere com os mesmos
  • Ajuda os países em desenvolvimento: permite aos países crescerem sem grandes níveis de poluição devido ás vantagens acima mencionadas.

Grau de Economia da geotermia

O sistema de aquecimento geotérmico é bastante económico, uma vez que utiliza energia gratuita do subsolo.  Regra geral, com um sistema geotérmico atinge-se uma poupança  de até 75 por cento em custos de energia comparativamente a outros tipos de aquecimento, que envolvem a utilização de caldeiras a gasóleo ou a gás.

Segurança da energia geotérmica

A geotermia é bastante segura, pois utiliza somente a energia natural existente na terra e electricidade para transmitir essa energia para o edifício. Dentro do edifício é utilizada água para efectuar o transporte da energia. Os captadores no subsolo utilizam água e anticongelante não tóxico e ecológico, daí que não existam líquidos inflamáveis, nem riscos de explosão, nem cheiros. A energia geotérmica é totalmente segura.

Manutenção dos sistemas geotérmicos

Os sistemas geotérmicos não requerem qualquer tipo de manutenção, dado que não existe combustão e não é necessário qualquer tipo de escape ou chaminé. Como o sistema funciona em circuito fechado também não é necessário substituir a água. Não obstante, poderá sempre contar com os instaladores para o sossegarem ou resolver qualquer anomalia.

Instalação da geotermia

Existe a ideia de que os sistemas geotérmicos só podem ser instalados durante a fase de construção de uma habitação – nada mais errado.

O sistema geotérmico pode ser instalado em qualquer tipo de habitação, quer seja na fase de construção ou num edifício já construído. É possível utilizar o sistema de dissipação existente no edifício, tais como radiadores, desde que estejam correctamente dimensionados para o aquecimento da habitação a água a uma temperatura de 45ºC, caso contrário alguns radiadores terão que ser substituídos.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Um Commentário “Energia geotérmica”

  1. Beatriz

    Abr 27. 2012

    Ameei …

Deixe um comentário