EDP Explica Preço da Eletricidade

edpA EDP, tomou a iniciativa, quanto a mim, de muito louvar, de enviar aos seus clientes uma informação sobre a forma como é composto o preço da eletricidade.

A EDP explica, que o preço da eletricidade resulta de duas componentes, a energia e a tarifa de acesso à rede. A energia, inclui os preços de produção e comercialização da eletricidade e é consequência dos preços formados no mercado, representando cerca de 43% do valor. A tarifa de acesso à rede, engloba os custos das redes , necessárias ao transporte e distribuição de eletricidade desde o produtor até à casa do consumidor e Custos de Interesse Económico Geral (CIEG).

As redes correspondem a 26% do preço da eletricidade.

Dentro da tarifa de acesso à rede, os CIEG correspondem a 31% (7% rendas pagas aos municípios por onde passam as redes, 12% do sobrecusto da produção em regime ordinário com as centrais térmicas e hídricas, 3% do sobrecusto da produção em regime especial de energias não renováveis, 3% do sobrecusto de produção em regime especial das energias renováveis, 4% do sobrecusto das regiões autónomas pelo transporte e distribuição de energia, 2% atribuídos a outros custos, não especificados pela empresa).

A empresa afirma que tomou esta iniciativa de divulgar esta informação, porque é obrigatório por lei informar de uma forma mais detalhada uma vez por ano, os clientes. Rejeitando a ideia de que esta iniciativa teria alguma relação com o recente anúncio do Governo da criação de “uma contribuição especial” sobre o setor eletroprodutor qu irá gerar em 2014 uma receita adicional para o Estado, de 100 milhões de euros.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário