Amortecedor produz energia com base nos buracos da estrada

Amortecedor produz energia com base nos buracos da estradaCada vez são maiores as tentativas para aproveitar da melhor maneira possível a energia cinética de que um veículo é animado, para produzir energia que o alimente, sem recorrer aquela que “externamente” lhe emprestamos. Neste sentido, foi recentemente desenvolvido um novo tipo de amortecedor automóvel capaz de produzir electricidade. Um grupo de estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology ), criou um amortecedor que produz electricidade a partir das irregularidades do piso – que bom não será este invento para todos os que circulam nas estradas portuguesas 😉

A ideia surgiu complementando o facto de já existirem veículos capazes de recuperarem a energia nas travagens. Os amortecedores desenvolvidos permitem poupar até 10% de combustível quando comparados com amortecedores normais, graças a uma pequena turbina alimentada por um gerador.

Cada vez que se dá a compressão ou extensão do amortecedor, o fluído hidráulico passa pela turbina gerando energia. Um sistema electrónico activo controla o sistema hidráulico, para que a condução seja mais confortável, ao mesmo tempo que é gerada electricidade.

Technorati : MIT, amortecedor


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário