Portugal em boa posição para cumprir objectivo das renováveis

Metas 2020 energias renovaveisApesar da revisão em baixa do governo em relação ao crescimento das fontes renováveis até 2020, Portugal é o quarto país da União Europeia mais avançado, no cumprimento das metas estabelecidas, acerca do peso das  fontes renováveis no consumo final de energia. Portugal encontra-se numa boa posição face ao objectivo traçado para 2020,tendo-se verificado que em 2009 era apenas superado pela Suécia, Finlândia e Áustria.

Segundo as linhas estratégicas para a revisão dos Planos Nacionais de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) e para as Energias Renováveis (PNAER), em 2009 Portugal já tinha cumprido 79% dos objectivos, no que diz respeito ao peso das fontes renováveis no consumo final de energia.

Para atingir a meta traçada para 2020, de 31% da energia consumida ser de origem renovável, faltam apenas 6%, conforme o documento exposto pelo Ministério da Economia e que se encontra em consulta pública. Assim, mantém-se o objectivo traçado pelo anterior Governo liderado por José Sócrates.

As questões energéticas são um dos temas a discutir na Conferência das Nações Unidas sobre o  Desenvolvimento Sustentável Rio +20, que decorre no Brasil e onde são também tema os Oceanos, alterações climáticas, água, desastres naturais e alimentação.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário