O porquê do recurso às energias renováveis e painéis solares

recurso à energia solarSe refletir um pouco sobre algumas variáveis do nosso quotidiano, verá que são muitas as razões, umas mais particulares, outras mais solidárias e ainda outras de caráter mais comunitário e de vida em sociedade, que nos impelem a implementarmos formas mais limpas de geração de energia, nomeadamente a energia solar.

Variável económica: A crise financeira que o país atravessa já há algum tempo e que se agrava neste momento. Incentivo à busca de alternativas viáveis, credíveis e sustentáveis, que ajudem de facto as famílias Portuguesas.

Variável Social: A Sociedade de uma forma geral está cada vez mais sensibilizada para a problemática do aumento do aquecimento global, consciencializando-se da necessidade de reduzir as emissões de CO2, nomeadamente a partir da produção de energia através de fontes renováveis.

Variável Política: Os estados membros da UE com a assinatura do protocolo de Quioto, comprometeram-se a regular as emissões de gases efeito de estufa.

Variável Legal: Existem decretos de lei relativos às energias alternativas, nomeadamente decretos lei de incentivo e obrigatoriedade da implementação de energias renováveis.

Variável Tecnológica: Com o rápido e constante desenvolvimento tecnológico na área das energias renováveis em particular nos painéis solares.

As energias renováveis e os painéis solares em particular, são presentemente uma mais valia na economia familiar e de uma forma mais abrangente, uma valorização para o próprio país.

Em boa verdade, uma melhoria no desempenho energético implica ganhos financeiros reais para o cliente, para o país e para o mundo.

A satisfação do utilizador é real e o momento para a adesão aos painéis solares é ideal, face ao aumento de preço que se vem verificando nos combustíveis fósseis.

As instalações solares térmicas para a produção de água quente podem ser instaladas em praticamente todas as moradias uni familiares, embora o grosso da comercialização se faça notar nos grandes clientes, como:

  • Empresas do sector energético,
  • Empresas municipalizadas,
  • Pólos tecnológicos,
  • Empresas do sector do turismo ou construção civil,
  • Electricistas,
  • Instaladores ou construtores civis a nível nacional.

A instalação dos painéis solares não tem de ser feita obrigatoriamente em cima do telhado. Podemos instalar um painel solar térmico ou foto voltaico, no chão, em terraços, ou qualquer outro local que não esteja à sombra.

Funcionamento dos Painéis Solares Térmicos

A superfície do painel solar, transforma a luz solar em calor aproveitável. Este calor é absorvido pelo líquido solar que se encontra dentro do painel e é transportado com a ajuda de uma bomba através de tubos devidamente isolados, até ao depósito de água quente.

água quente fica assim disponível num depósito acumulador. O material isolante do depósito da água do painel solar impede o arrefecimento da água, sendo possível utilizar a água quente através da energia solar em períodos onde não existe sol, como por exemplo, durante a noite.

A interação entre o silício e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, não produz resíduos.

Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica. Além disso, a radiação solar é abundante e inesgotável, com grande potencial de utilização, enquanto o silício, principal semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre. Ou seja: é uma solução energética sustentável.

energia solar tem uma produção limpa, renovável (ao contrário de outras fontes de energia como o carvão, o gás natural, o petróleo entre outras). A produção não implica o lançamento na atmosfera de gases nocivos (bióxido de carbono, dióxido de carbono, óxido de nitrogénio, enxofre ou mercúrio) ao planeta e consequentemente para a saúde de todos os seres vivos que nele vivem. Assim sendo, a produção de energia solar contribui para a redução de emissão de gás na atmosfera, não contribuindo para fenómenos como o aquecimento global, chuva ácida. Podemos afirmar que estamos perante uma energia limpa amiga do ambiente a denominada energia verde.

O equipamento necessário é visualmente atraente, não faz qualquer tipo de barulho, ficará bem em cima de qualquer telhado.

Beneficiará com toda a certeza as gerações futuras, ao nível da autonomia energética, da saúde, do ambiente independentemente do local, pode ser produzida em qualquer local do mundo.

Recorra à Energias Renováveis

As energias renováveis são energias inesgotáveis que todos os dias se desperdiçam e que podem servir, se aproveitadas, para diminuir a dependência de outros tipos de energia derivados de petróleo, baixando os custos e protegendo o ambiente.

Portugal é um país que, para completar as suas necessidades energéticas, depende muito do exterior, pois a energia tem de ser comprada, o que encarece todos os nossos produtos relativamente à concorrência de outros países.

Por outro lado, Portugal tem uma das maiores exposições solares da Europa.

Há que aproveitar este recurso natural, recorrendo a soluções ecológicas e económicas para a produção de energia eléctrica, aquecimento ambiente, aquecimento de águas sanitárias, piscinas, mistos, indústria ou até para outras aplicações.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário