Tipos de captação da Energia Geotérmica

A Energia geotérmica é a energia que se obtém por extracção do calor do solo, sendo ao longo de todo o ano, constante, inesgotável e gratuita. A bomba de calor geotérmica aproveita a temperatura do subsolo ao longo de todo o ano, a cerca de +10 ºC e das águas freáticas até uma temperatura útil para aquecimento, absorvendo ou cedendo calor ao terreno através de diferentes sistemas de captação geotérmica. Isto permite aquecer a sua habitação no inverno, refrigerá-la no verão e produzir simultaneamente água quente sanitária.

Na geotermia os dois tipos de captação mais habituais, são: a captação horizontal, captação vertical e captação em lençol freático. O uso de cada uma das formas de captação, depende da área disponível para colocação dos captadores.

Captação horizontal

Os tubos são colocadas horizontalmente à superfície do terreno a 60 cm de profundidade conforme a orientação geográfica. São tubos sob pressão em polietileno ou cobre revestidos de PVC nos quais circula água glicolada ou fluido frigorígeno. Este sistema precisa de uma superfície de terreno de 1,5 a 2 vezes a superfície habitável a aquecer.

Captação vertical

As sondas são colocadas num ou vários furos de 80 a 120 m de profundidade. São tubos sob pressão em polietileno nos quais circula água glicolada. O princípio consiste em recuperar o calor em profundidade com uma sonda geotérmica. Este sistema permite explorar ao mínimo a superfície do terreno à volta da casa

Captação em Lençol Freático

O circuito capta o calor da água de um lençol freático com um furo profundo geralmente de 8 a 50 m segundo as regiões. A bomba de calor capta a energia contida, não no solo como na captação horizontal ou vertical, mas na água do lençol freático que se mantém a uma temperatura constante todo o ano (de 09º a 12ºC ou mais consoante a região). Este sistema bombeia a água por perfuração num primeiro furo a montante do lençol freático, e em seguida deposita-a num segundo furo, ou num posso perdido a jusante do lençol freático


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário