Janelas que transformam energia solar em electricidade

Janelas que transformam energia solar em electricidadeDentro de três anos podem estar no mercado janelas que para além da vista e da iluminação que proporxionam, podem vir a captar a energia do Sol transformando-a em electricidade. Quem deu a conhecer esta versão de janela tipo “painél solar” é uma equipa de engenheiros do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) num estudo publicado na revista Science.

Não serão com certeza tão bonitas como a típica portuguesa que se vê na imagem que ilustra este artigo, mas terão a capacidade de captar a luz ao longo das suas superfícies e concentrá-la nas extremidades. Como resultado, precisam apenas de ter painéis solares nas extremidades de um painel de vidro. A concentração de luz aumenta a electricidade obtida em cada célula fotovoltaica numa razão de 40, segundo Marc A. Baldo, coordenador do estudo e engenheiro de Electrotécnica no MIT.

Segundo os investigadores, os concentradores solares podem reduzir os custos porque conseguem obter mais electricidade por cada célula. O sistema, dizem, é fácil de fabricar e vai reduzir substancialmente o custo de produzir electricidade a partir do Sol. Por isso, a equipa especializada em técnicas ópticas, acredita que pode estar disponível dentro de três anos. A empresa que vai comercializar o novo produto, Covalent Solar, foi criada pelos investigadores e já recebeu dois prémios do MIT.

Technorati : Baldo, Covalent Solar, MIT, Science, concentradores solares, janelas solares


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário