Chegou a Bateria Low Cost

bateria low costAté há poucos anos atrás, simplesmente não era possível…Era um grande desafio do setor energético, mas não era possível armazenar energia em grande escala e com um  baixo custo.

Donald Sadoway, cientista e professor no Massachusetts, Institute of  Technology (MIT) nos EUA, concretizou a ideia e inventou a bateria low cost, tornando assim possível, o poder usar a eletricidade de um parque eólico, num dia sem vento, ou até utilizar à noite a energia produzida por painéis solares.

Sadoway deu uma entrevista ao Dinheiro Vivo, onde explicou que bateria era feita de metais líquidos, estando o metal mais pesado em baixo, o mais leve em cima e a separar, sal fundido. Donald explicou também que o objetivo desta bateria era ser barata, tanto a produzir como a vender, e que estas eram muito “primitivas”, montadas ao ar livre e soldadas.

Pretende-se utilizar os elementos naturais que existam na zona onde se está, por exemplo em Portugal, usar o magnésio e o sódio presente na água do mar, e o chumbo ou antimónio que existe no subsolo.

Há quatro anos que Donald trabalha neste projeto, primeiro no MIT e agora na empresa que criou para vender a bateria, a Ambri, e dinheiro não falta :) Bill Gates foi o primiro a investir neste projeto e a título pessoal.

Até agora foram aplicados 30 milhões de dólares, mas em breve será necessário mais investimento para ter o protótipo em 2014 e começar a produzir em 2016.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Um Commentário “Chegou a Bateria Low Cost”

  1. Nome

    Jun 14. 2013

    Agradeço infirmações e cotações para sistema para suportar frigorifico, TV, carregador de TM, PC portátil, bomba de captação de água, e cinco lâmpadas de baixo comsuma a instalar no Algarve

Deixe um comentário