A colocação de Paineis Solares Compensa?

fotovoltaicosPortugal tem vindo a aderir progressivamente, à micro-produção de energia solar. Cada vez mais, de norte a sul, vemos painéis solares nos telhados ou em terrenos junto às casas, no entanto as últimas alterações neste campo, tendem a afastar potenciais interessados.

A alteração do IVA, dos 13% para os 23%, e a redução da receita que o micro produtor recebe pela sua produção, são os principais entraves, ao maior desenvolvimento neste setor.

A recuperação do investimento, através da micro-produção, é variável conforme a exposição solar, sendo mais rápida no sul, mas “normalmente os paybacks, o retorno  do investimento, rondam sempre os sete/oito anos, dependendo da zona do país de onde estamos a falar, óbvio que no Algarve temos rendimentos mais interessantes, na zona norte temos menos radiação solar, o que no sul dá um ligeiro acréscimo de retorno de investimento”, afirmações do responsável da APISOLAR.

A Europa pretende colocar alguns entraves à entrada de painéis e componentes foto voltaicos provenientes da China, por isso recentemente houve um ligeiro aumento dos preços dos preços dos equipamentos.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário