Mini-hídricas

Há quem defenda que entre todas as formas de energias renováveis, a energia hídrica é a que ostenta a melhor relação preço, quantidade de energia produzida.

Tem a grande vantagem de produzir ininterruptamente durante as vinte e quatro horas do dia, haja caudal para isso, ao contrário das outras formas de energia renovavel, que têm limitações ao âmbito de atuação. Uma mini-hídrica poderá satisfazer todas as necessidades energéticas de uma residência, principalmente na alimentação dos equipamentos de alto consumo como frigoríficos, congeladores, ar-condicionados, aquecedores, etc.

Traçando um paralelo com a energia solar por exemplo, tal facto em sistemas fotovoltaicos seria economicamente inviável.

É claro que nem todos têm um curso de água a passar ao lado. Infelizmente quem o tem não o aproveita, pois pensar ser caro implementar uma mini-hídrica.

Para desmistificar tal, e embora não apresentemos preço – mas uma pesquisa na própria web será suficiente para os encontrar – apresentamos duas soluções de mini-hídricas: uma mini ou micro-hídrica para carregamento de baterias e outras com ligação directa à rede elétrica de abastecimento da habitação.

Mini-Hídrica com baterias

Esta mini-hídrica é um equipamento robusto e fiável, com 750 W e com carregador de baterias.
Utilizada para pequenas inclinações ou pequenos cursos de água, e desenhada com o objectivo de retirar a máxima potência.
A energia é acumulada em baterias de corrente contínua e é posteriormente comutada em corrente alternada.

Mini-Hídrica com ligação à rede elétrica

Esta mini-hídrica não tem qualquer tipo de bateria sendo normalmente utilizada em cursos de água de dimensão já significativa.
Permite abastecer directamente a rede eléctrica da habitação.
Caso essa energia não esteja a ser utilizada, por vários motivos, tais como horas de vazio, a energia é descarregada em dissipadores de calor e pode ser usada para o aquecimento da habitação.

 


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Um Commentário “Mini-hídricas”

  1. Paulo Martins

    Mar 05. 2015

    Boa tarde,

    Sabe-me indicar a empresa que trata das instalações de micro hídrica…
    Obrigado,

    Paulo Martins

Deixe um comentário