Carros Eléctricos para armazenarem energia eólica

energia eólicaUm dos grandes problemas da energia eólica é o facto das quantidades da mesma que vão sendo produzidas de noite quando quase ninguém a gasta (o consumo é diminuto) terem de ser  armazenadas de alguma maneira. A Dinamarca augura ao carro eléctrico um futuro que permitirá facilitar esta tarefa possibilitando assim que no país escandinavo se continue a desenvolver o sector eólico sem desperdício de energia.

Em 2020, a Dinamarca quer produzir metade da electricidade que consumir através da energia eólica, tendo para tal a necessidade de desenvolver e reforçar a sua rede de distribuição energética, nomeadamente o armazenamento da mesma.

Os carros eléctricos, que à semelhança de Portugal, a Dinamarca também quer explorar, e que também naquele país do Norte da Europa disporão de uma rede operacional em 2011, vão contribuir para este fim, possibilitando o armazenamento nas suas baterias eléctricas do excedente de energia produzida por meios eólicos, não consumida de imediato.

Segundo o blog do carro eléctrico, pode dar-se mesmo o caso deste procedimento vir a render a qualquer pessoa com um carro eléctrico estacionado de noite na garagem, algum rendimento, uma vez que o carro eléctrico poderá usando a Internet, monitorizar automaticamente o preço da energia (que variará do dia para a noite), comprando energia de noite quando esta é mais barata, e vendendo-a de dia, quando o consumo é elevado e o valor desta aumenta.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário