Energia da Biomassa

A energia da biomassa está associada ao material biológico proveniente de seres vivos que pode ser transformado em energia. Esse material contém produtos e resíduos da floresta, agricultura e indústrias relacionadas, bem como a degradação biológica da matéria orgânica.

As plantas, no processo de fotossíntese, transformam energia solar em energia química, podendo ser convertida em energia eléctrica. As fontes orgânicas usadas neste processo, são designadas por biomassa.

É sabido que no nosso país, a utilização mais usual da biomassa é a combustão da madeira ou de alguns resíduos associados a fins térmicos no sector industrial ou doméstico.

Curiosamente, este tipo de energia é a mais utilizada, depois da hídrica, para a produção de energia eléctrica. A maior parte desta é produzida nos países da OCDE.

Exemplos de Energia de Biomassa

Alguns exemplos de biomassa que podem ser utilizados para a conversão em energia são por exemplo a cana-de-açúcar, madeira, palha, estrume, lixo biodegradável entre outros. Contrariamente ao que muita gente julga, devido ao facto de serem provenientes de seres vivos, o carvão e o petróleo não são considerados biomassa, uma vez que são fruto de processos geológicos.


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário