Lâmpadas de baixo consumo grátis

Lâmpadas de baixo consumo grátisO Governo prepara-se para distribuir vales para aquisição de lâmpadas de baixo consumo por 500 mil a 600 mil famílias carenciadas, promovendo a redução da conta da electricidade destas famílias e a poupança energética nacional. Cada vale dará acesso a cinco lâmpadas com alta eficiência energética, num total de cerca de três milhões de lâmpadas a distribuir, abrangendo cerca de 13% das casas habitadas. Os vales poderão ser trocados nas lojas EDP ou nas cadeias Modelo e Continente, Pingo Doce e Feira Nova.

Evitar segundas habitações

A grelha para a selecção das famílias está a ser feita pelo Ministério da Economia, que pretende escolher lares com menores consumos e menor potência contratada, de modo a evitar abranger segundas habitações ou contadores de escada e elevadores.

Escolas são alvo preferencial

Outro alvo da campanha são as escolas do ensino básico e segundo e terceiro ciclos, com o objectivo de sensibilizar comportamentos futuros, conta o mesmo jornal. Cada aluno que traga uma lâmpada de casa receberá três a quatro lâmpadas eficientes.

Lâmpadas custariam 5 a 10 euros

As lâmpadas de baixo consumo podem custar cerca de cinco a dez euros mais duram oito vezes mais do que as convencionais (as incandescentes), sendo o seu consumo cerca de 80 por cento menor. Como o consumo da iluminação doméstica está estimado em cerca de dez por cento dos gastos de electricidade, antecipa-se uma poupança média de 70 euros anuais nas contas das famílias abrangidas.

O custo desta iniciativa governamental está estimado em seis milhões de euros, suportados pela EDP, Sonae, Jerónimo Martins e CTT, bem como pelo Fundo Inovação.

O Governo pretende assim dar um empurrão ao cumprimento do compromisso de eficiência energética assumido com Bruxelas e obter uma poupança de dez a 12 milhões de euros em custos com electricidade e licenças de emissão de CO2.

fonte

Technorati : alta eficiência energética, lâmpadas de baixo consumo


O anfitrião do Microgeração de Energia. Alguém interessado nas Energias Renováveis e na sustentabilidade energética.

2 Comentários “Lâmpadas de baixo consumo grátis”

  1. miguel

    Nov 26. 2008

    Uns sao brancos e outros sao pretos… porque nao para toda a gente? pois conheço pessoas que receberam o val para troca e nem sequer se deram ao trabalho de as irem levantar.E eu que ate me faziao um jeitaço pois ca so gasta destas e nicles. É uma grande injustiça

  2. Alessandro Aparecido Fernandes

    Set 14. 2011

    Estas lampadas ajudariam baixar o consumo de energia em casa

Deixe um comentário